segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pequena Biografia

                          Vinícius de Moraes

 http://i.s8.com.br/images/cds/cover/
      Nasceu em 19/10/1913 no Rio de Janeiro e faleceu em 09/07/1980.
      Poeta essencialmente lírico. Iniciou sua obra artística na década de 1930,com o livro"O Caminho Para a Distância" e continuou trilhando literatura, música e teatro.
Algumas obras:
Livros - A arca de Noé; Novos Poemas; Poemas, Sonetos e Baladas...
Teatro - Procura-se Uma Rosa; As Doze Bailarinas...
Música - O Pato; A Casa...
Poema - O Velho e a Flor; Soneto da Separação; Soneto do Amigo...
E muito mais..
       Fonte: Wikipédia do google
       

***********************************************************************************
                                        José Paulo Paes

     Foi poeta, ensaista, crítico literário e tradutor. Nasceu em Taquaritinga, SP, em 1926. Estudou química industrial em Curitiba. Herdou o gosto literário do avô que era livreiro.
 http://www.algumapoesia.com.br/poesia/josepaulopaes.jpg
     Estreou, na literatura, com o livro" O Aluno", em 1947 e não parou mais. Sempre colaborou com revistas e jornais. Em 1963 abandona o trabalho como químico e dedica-se inteiramente a literatura.  Começa trabalhar como editor da Editora Cultrix.Em 1981 aposenta-se como editor e passa a traduzir, para o   português, obras internacionais.
     É da década de 80 seu trabalho na literatura infantil. Em 1986 toda sua obra poética foi reunida no livro "Um por Todos"
     Na década de 90 lança livros de ensaios, poemas infantis, traduçãoes, poesias...
     Faleceu 1998 e deixou inédito o livro "Socráticas" publicado em 2001.
Fonte: Wikipédia
 http://www.algumapoesia.com.br/poesia/josepaulopaes.jpg

5 comentários:

Anônimo disse...

Cada um com sua história,com sua vida, com seus poemas. Cada um com sua vontade de passar a vida a fazer poesias.Pedro Henrique Holdefer 5ªF

Anônimo disse...

Vinícius de Moraes:Poeta do amor e da comunhão,participou de toda a renovação da música brasileira em parceria com os grandes composítores.
José Paulo Paes: Foi tradutor prestigiado; verteu para o português obras de escritores como Laurence Sterne, Lewis Carroll e Nikos Kazantzákis.
NOME:Adrieli Holdefer
SÉRIE:"5ªE"

Anônimo disse...

Vinicíos de Morais é o maior escritor para mim.
Dele disse Carlos Drummond de Andrade: "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural". "Eu queria ter sido Vinicius de Moraes"
José Paulo Paes

Por volta de 1963, Zé Paulo dá início a um trabalho editorial intenso à frente da Editora Cultrix, abandonando o trabalho como químico, dedicando-se a partir de então integralmente à literatura. Na companhia de Massaud Moisés foi organizador do Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira, publicado pela Editora Cultriz em 1967.

Em 1981,José Paulo aposenta-se como editor, dando início a um dos mais competentes trabalhos de tradução entre os escritores brasileiros, verteu para o português autores de diversas línguas, como Charles Dickens, Joseph Conrad, Pietro Aretino, Konstantínos Kaváfis, Laurence Sterne, W. H. Auden, William Carlos Williams, J.K. Huysmans, Paul Éluard, Hölderlin, Paladas de Alexandria, Edward Lear, Rilke, Seféris, Lewis Carroll, Ovídio, Níkos Kazantzákis, entre outros tantos

nome:Eloiza Thessing
Série:5ºF

Anônimo disse...

muito podre de mentirinha e legal

Anônimo disse...

A Professora Margarete é muito inteligente e muito bonita.
Edenilson 5ªE