Patativa do Assaré
Antônio Gonçalves da Silva, natural de Assaré (Ceará) onde nasceu em 5 de maio de 1909. Assaré foi sua cidade natal e patativa por sua poesia ser comparada a beleza do canto dessa ave, daí a origem do nome Patativa do Assaré. Foi poeta popular, improvisador e cantor . Uma figura importante na música nordestina. De origem humilde, perdeu o pai aos 8 anos, então começou trabalhar no cultivo da terra para ajudar a família.
Foi alfabetizado numa escola local a qual frequentou apenas alguns meses. Apesar de pouca escolaridade encantou muitas pessoas com sua poesia,cheia de rimas e ritmos, que cantava enriquecendo-a com gestos e expressões faciais, criticando e satirizando os problemas humanos, nos eventos sociais da sua região.
Homem simples, porém sábio, com grande leitura do mundo e da história. Recebeu muitos prêmios, títulos e homenagens sem se engrandecer.
Mesmo aos 90 anos ainda guardava seus poemas na menória e recitava-os. Deixou-nos em 08/07/2002.
Escreveu livros como "Inspiração Nordestina" em (1967), "Cordeis e outros Poemas" e poemas como: O Poeta da Roça, A triste partida, Meu Protesto, Se existe inferno, Você se lembra?...entre outros.
4 comentários:
Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo)
Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho
sei alguns nomes de Livros:
· Inspiração Nordestina - 1956
· Inspiração Nordestina: Cantos do Patativa -1967
· Cante Lá que Eu Canto Cá - 1978
· Ispinho e Fulô - 1988
· Balceiro. Patativa e Outros Poetas de Assaré - 1991
· Cordéis - 1993
· Aqui Tem Coisa - 1994
· Biblioteca de Cordel: Patativa do Assaré - 2000
· Balceiro 2. Patativa e Outros Poetas de Assaré - 2001
· Ao pé da mesa – 2001
Parabéns a todos,continuem assim como Patativa do Assaré o que escrevia poesias e assinava com um acróstico do seu nome, e livros para todas as idades.Pedro Henrique Holdefer.5ªF
# Biografia
o Uma das principais figuras da musica nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passa a ajudar sua família no cultivo das terras.
# Poema de Patativa do Assaré A festa da natureza Tudo é amoroso e terno, Sentindo o Pai Eterno Sua bondade sem fim. O nosso sertão amado, Estrumicado e pelado, Fica logo transformado No mais bonito jardim.
# Neste quadro de beleza Tudo é paz, tudo é carinho, A gente vê com certeza Que a musga da natureza Tem riqueza de incantá. Do campo até na floresta As ave se manifesta Compondo a sagrada orquesta Desta festa naturá.
Poemas mais conhecidos
· A Triste Partida
· Cante Lá que eu Canto Cá
· Coisas do Rio de Janeiro
· Meu Protesto
· Mote/Glosas
· Peixe
· O Poeta da Roça
· Apelo dum Agricultor
· Se Existe Inferno
· Vaca estrela e Boi Fubá
· Você e Lembra?
· Vou Vorá
Adrieli holdefer 5ªEhttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.inacio.com.br/patativa/images/patativa.jpg&imgrefurl=http://www.inacio.com.br/patativa/biografia.php&h=200&w=200&sz=21&tbnid=ULQ5koar_RUTmM:&tbnh=90&tbnw=90&prev=/search%3Fq%3Dpatativa%2Bdo%2Bassar%25C3%25A9%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=patativa+do+assar%C3%A9&docid=lvZQp-Rh3hT9JM&hl=pt-BR&sa=X&ei=gpPDTsnhIsrvggfv-JTaDg&ved=0CDEQ9QEwAA
Mais uma vez quero falar obrigado por tudo, professora Margarete. bjs te amo do fundo do meu coração.
Elen Frozi 5ªA
Postar um comentário