domingo, 28 de agosto de 2011

LEITURA - POEMA - POESIA

A leitura desempenha um papel de fundamental importância em nossas vidas pois tem a capacidade de nos proporcionar, além do conhecimento, entretenimento e prazer, mas também sentimentos de tristeza, de dor, e estimular fantasias e sonhos, enfim, fazer com que vivamos novas aventuras, que sejamos fadas, monstros, mocinhos...
Poema: usualmente é um texto organizado em versos, que podem ou não conter rimas, repetição, ritmo, sonoridade. Ele emite a sensibilidade e beleza da língua.
Poesia: emoção agradável ou desagradável que desperta no leitor quando a linguagem é  usada com preocupação artística, seja no texto, em sons, em imagens...
Para ler, entender e analisar um poema:
1º Leia e deixe-se emocionar.
2º Escreva um resumo sobre o que compreendeu e o que sentiu.
3º Analise todos os recursos que o compõe: rimas, organização espacial, se há onomatopéias (reprodução de um som),aliteração (repetição da mesma consoante em várias palavras), assonância (repetição da mesma vogal em várias palavras), palavras no sentido figurado, classes de palavras que predominam, repetição de palavras ou expressões, combinação e seleção de palavras.
4º Avalie criticamente o poema.




13 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei esse texto muito legal,ensina a importância da leitura em nossa vida Fabio 5e

Anônimo disse...

Eu achei muito bom porque fala que a leitura desempenha um papel de fundamental importancia pra nossa vida porque a leitura faz bem para a alma

Anônimo disse...

Eu achei que o blog e muito bom para jovens que nao gostao de ler mas os texto estimula a leitura de pesaos de todas as idades

Anônimo disse...

Eu achei muito legal,mostra a importaNcia da leitura em nossa vida.Pedro Henrique Holdefer 5ªF

Anônimo disse...

EU ACHEI OS POEMAS MUITO INTERESSANTES.PORQUE FALAM MUITO DA LINGUAGEM PORTUGUESA PARA OS ALUNOS!PARABENS.
ADRIELI 5ªE.

Anônimo disse...

EU ACHEI IMPORTANTE PORQUE APRENDEMOS BEM A LINGUA PORTUGUESA.SAMARA 5ªE

Anônimo disse...

Eu achei muito importante e muito interessnte e também porque fala sobre a língua portuguesa. Luana Cristina,5ªF

Anônimo disse...

Eu acho que ler é bom, ler é um sentimento, tudo que lemos fica na cabeça e tudo que sentimos fica no coraçaõ.
Tainá 5ª E

Anônimo disse...

Eu achei muito importante para todas as pessoas aprenderem escrever poesia,eu adoro ler estes poemas Nome:Eloiza Thessing Série:5ªF-

Anônimo disse...

Leitura é sentimento , leitura é o amor, leitura do meu coraçaõ, da minha vida e da minha alma.
Tainá 5ªE.

Anônimo disse...

Ler é a vida, tudo que lemos tem sentimento ,tem vida, tem alma ,tem coraçaõ.
Tainá 5ªE.

Anônimo disse...

Achei interessante porque fala sobre a linqua portuquesa e tudo o que a gente lêfica na cabeça, e tudo o que sentimos fica no coração e fala de barcos de papel comparando com nossos sonhos. Andersom 5ªE

Anônimo disse...

FALA DO CONHECIMENTO DAS PESSOAS PARA FICAR SABEMDO UM POUCO MAIS DA LEITURA E DOS POEMAS
SAMARA ABATTI VIERA 5ªE.